Concurso

IDENTIDADE VISUAL

Procuramos aproximar e captar jovens, pensadores criativos, dinâmicos, audazes, perspicazes, ambiciosos, empreendedores, resilientes e com uma enorme vontade de aprender, para construírem de um modo colaborativo o Manual de Identidade Visual da iLocal.

Gostavas de ter o teu primeiro projeto de trabalho remunerado e participar ativamente no desenvolvimento da primeira Aldeia Inteligente de Portugal?

A Inteligência Local (iLocal) – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais é uma Associação que está a desenvolver a primeira aldeia inteligente de Portugal na aldeia de Vilares da Vilariça e Colmeais, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança.

Procuramos uma equipa criativa e multidisciplinar que se desafie e queira vir colaborar conosco para implementar o Laboratório de Design Social, que terá como primeiro projeto a criação e o desenvolvimento da Marca da Aldeia, um projeto ambicioso com propósito de contar a história da aldeia, das suas pessoas e organizações, através da promoção dos seus produtos endógenos, valorizando assim, a identidade material e imaterial do lugar e da região, potenciando a economia local e a atração de novas pessoas para o território.

Mas… Ainda temos uma etapa para lá chegar. O Concurso para a Identidade Visual da iLocal, é um meio para chegarmos a este fim.

Através deste Concurso de ideias, queremos aproximar e captar jovens, mas também gerar valor para todos(as) envolvidos no processo do Concurso.

Desafias-te a fazer parte deste caminho?

PARA QUEM É O CONCURSO?

JOVENS

 ESTUDANTES

ALUMINI

PROFISSIONAIS

DAS ÁREAS DE

DESIGN (design gráfico, de comunicação, de produto, …)

ARTES

ARQUITETURA (arquitetura, desenho, belas artes, fotografia)

MARKETING DIGITAL

ESTE É UM CONCURSO PARA EQUIPAS!

Porque valorizamos processos colaborativos, as propostas apresentadas devem ser realizadas por equipas de 3 a 5 pessoas, compostas por estudantes, alumini, podendo contar com um profissional e/ou docente.

Incentivamos a formação de equipas interescolas entre as diversas regiões do país.
Disponibilizamos um canal de apoio no Slack para a formação de equipas!

DATAS-CHAVE

ATÉ 9 DE JUNHO

CANDIDATURAS E SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

30 DE JUNHO

SELEÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS 5 EQUIPAS FINALISTAS

07 DE JULHO

APRESENTAÇÃO PITCH E ESCOLHA DA EQUIPA VENCEDORA

AGOSTO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E ACELERAÇÃO

DATAS-CHAVE

ATÉ 9 DE JUNHO

CANDIDATURAS E SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

30 DE JUNHO

SELEÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS 5 EQUIPAS FINALISTAS

07 DE JULHO

APRESENTAÇÃO PITCH E ESCOLHA DA EQUIPA VENCEDORA

AGOSTO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E ACELERAÇÃO

ROADMAP

DESAFIAS-TE?

QUEREMOS SENTIR O TEU TALENTO. DESAFIA-TE A SAIR FORA DA TUA ZONA DE CONFORTO!

PORQUÊ PARTICIPAR?

◉  Amplia a tua rede de contatos e networking colaborando com uma equipa Multidisciplinar e interescolas.

  Ganha experiência e ferramentas de co-criação e co-construção de processos.

◉  Transita do modelo teórico para o modelo prático com a criação de um projeto real.

  Cria uma oportunidade de vires a desenvolveres um trabalho profissional remunerado e alavancares a tua carreira.

O QUE GANHA A EQUIPA VENCEDORA?

1. Colaboração profissional no âmbito de um projeto de trabalho/serviço remunerado para a criação e desenvolvimento da Marca da Aldeia.
2. Participação num programa de capacitação e aceleração imersivo visando o desenvolvimento do projeto da Marca da Aldeia.

E AS EQUIPAS FINALISTAS?

Vouchers para acesso a um dos nossos eventos / programas imersivos de capacitação, entre o ano de 2023 e 2024. (Descobre como foi o nosso último evento aqui)

JURI

Miguel Neiva

Creator ColorADD | Ashoka Fellow

Sónia Nogueira

IPB

Nuno Ribeiro

Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança

Tiago Monte

Head of Art na Adagietto

Nunes Carneiro

Instituto Português de Administração de Marketing - IPAM

Sofia Rocha e Silva

Luscofia

Porque aceitaste o desafio de seres juri neste concurso?

Mais do que aceitar um convite para ser júri de um concurso de branding, estou a aceitar, com muito orgulho e motivação, contribuir para um projeto que tem tudo a ver comigo e com o meu percurso. Tem tudo a ver com alguém que cresceu numa minúscula localidade do interior e de alguém que já colocou ferramentas de design e comunicação ao dispor do desenvolvimento de uma terra e de uma região. Em parte, esta é uma boa forma de agradecer e retribuir a um género de pessoas que não mediu esforços para me ajudar nesse percurso. Por outro lado, confesso, há sempre um lado de satisfação individual, pois se há coisa que me dá gozo, é ver boas ideias, bons trabalhos e encontrar grandes talentos.

Tiago Monte

Porque aceitaste o desafio de seres juri neste concurso?

Aceitei participar no júri por acreditar que, no âmbito da estratégia do Instituto Politécnico de Bragança, estarei a contribuir para a consolidação de uma organização que contribuirá para o desenvolvimento regional.

Nuno Ribeiro

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

GUIA DE CONSULTA RÁPIDO

Descarrega o nosso guia rápido em PDF para teres toda a informação disponível à mão.

CANAL DE COMUNICAÇÃO

Acede ao nosso canal do Slack para tirares dúvidas e contactares conosco durante o processo criativo.

REGULAMENTO

Descarrega o regulamento oficial com as informações detalhadas sobre o concurso.

WEBINAR

Assiste ao nosso Webinar de informações esclarecimentos sobre o concurso

It's easier to love a brand when the brand loves you back.

SETH GODIN

PERGUNTAS FREQUENTES

Podem concorrer qualquer pessoa singular com mais de 18 anos, pensadores criativos, que sejam estudantes, alumini, profissionais ou docentes das áreas de:
– Design (gráfico, comunicação, produto)
– Artes Digitais e Multimédia
– Artes (arquitetura, desenho, belas artes, fotografia)
– Marketing Digital.

As equipas devem contar com 3 a 5 pessoas.
Cada equipa pode ter, no máximo, um elemento profissional ou docente.
As equipas devem demonstrar serem multidisciplinares, ou seja, devem conseguir ter elementos que representem, pelo menos, duas a três áreas distintas (Design, Arquitetura, Artes, Marketing Digital).
– As equipas podem ser constituídas por pessoas de diversas regiões do país, criando mobilidade e relações inter-escolas.

Se não tiveres uma equipa, podes submeter a tua candidatura individual, que te dará acesso ao nosso canal de comunicação (Slack). Através deste canal, poderás encontrar outros participantes que se queiram juntar a ti.

O Slack é a plataforma de comunicação da nossa Associação. Através do Slack, terás acesso a um canal específico, direcionado para a realização deste concurso. Podes entrar no canal através deste link de acesso.

Após entrares na plataforma, recomendamos que ajustes o teu perfil com teu nome e fotografia para melhor te reconhecermos. Dentro da plataforma, deverás já ter o acesso ao canal “#ilocal_identidade_visual”, que funciona como um chat, onde podes:
– apresentar as tuas dúvidas sobre o concurso
– encontrar pessoas para formares uma equipa
– colocares dúvidas que surjam durante o processo criativo.

Queremos contribuir para que o processo seja o mais leve, simples e divertido (LSD). Conta por isso com todo o nosso apoio através deste canal.  

A primeira fase corresponde à tua CANDIDATURA INDIVIDUAL OU DE EQUIPA. 
É importante receberes a confirmação de que a tua equipa é elegível para participar antes de começares o processo criativo

A segunda fase corresponde à SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Deves submeter para avaliação uma proposta com os elementos requisitados dentro do prazo. 

A terceira fase corresponde à APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Nesta fase, as 5 equipas finalistas farão a apresentação (virtual) pública, em formato de pitch, das suas propostas a um público onde será votada a proposta vencedora.

A quarta fase corresponde ao PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E ACELERAÇÃO 
Nesta fase, realiza-se o programa de capacitação e aceleração para o desenvolvimento do primeiro projeto de comunicação com a equipa da iLocal – a Marca da Aldeia. 

As informações para a criação da Idendidade Visual estão disponíveis na gravação do nosso Webinar de Informações e Esclarecimentos (clica aqui para assistires), onde irás encontrar informação sobre:
– Contextualização da iLocal;
– Missão, Visão, Valores

Além destas informações, ao entrares no nosso canal de comunicação (Slack) tens a oportunidade de tirar dúvidas e realizar perguntas durante o processo criativo.

09 DE JUNHO – Submissão das Propostas

30 DE JUNHO – Comunicação das 5 equipas finalistas

07 DE JULHOPitch de apresentação das 5 equipas finalistas e anúncio da equipa vencedora

AGOSTO – Participação da Equipa vencedora num programa de capacitação e aceleração para iniciar o desenvolvimento da Marca da Aldeia.

A entrega deve conter os elementos da identidade visual e a memória descritiva do projeto.

Elementos da Identidade Visual:
⦾ Logotipo
– Versão completa, que identifique o nome completo da Associação
– Versão simplificada, que identifique apenas a abreviatura “iLocal”
– Versão a cores
– Versão a preto e branco
⦾ Paletes de cores (RGB, HEX, CMYK)
⦾ Definição de tipografia

Memória descritiva do projeto:
⦾ Descrição do processo de criação e pensamento sobre o caminho que levou ao resultado final.
⦾ Justificação
– do estilo utilizado
– de onde surgem as cores propostas
– do que representa e simboliza o logotipo

Esta informação não dispensa a consulta obrigatória do regulamento do concurso.

EQUIPA VENCEDORA
1. Colaboração profissional no âmbito de um projeto de trabalho remunerado para a criação e desenvolvimento da Marca da Aldeia.
2. Participação num programa de capacitação e aceleração imersivo visando o desenvolvimento do projeto da Marca da Aldeia.

EQUIPAS FINALISTAS
Vouchers para acesso a um dos nossos eventos / programas imersivos, entre o ano de 2023 e 2024. A título de exemplo partilhamos aqui este evento realizado em 2022, bem como o seu relatório de impacto, aqui.

A integração da equipa vencedora na Equipa de Comunicação da iLocal corresponde a uma colaboração profissional no âmbito de um projeto de trabalho/serviço remunerado para a criação e desenvolvimento da Marca da Aldeia e deverá ser feita mediante
acordo/programa/financiamento fora do âmbito deste regulamento.

Para concorrer deves, em primeiro lugar, submeter à tua candidatura individual ou de equipa.
Posteriormente, deves submeter a proposta de identidade visual da equipa para avaliação.
Caso a proposta seja selecionada como uma das 5 finalistas, deverás, ainda, realizar uma apresentação pública da proposta para um público.

Os critérios de seriação para a seleção das cinco propostas finalistas são os seguintes:
a) Adequação (enquadramento da ideia ao objetivo do concurso);
b) Originalidade;
c) Qualidade técnica da proposta;
d) Qualidade da memória descritiva;
e) Composição da equipa (multidisciplinaridade de áreas e participantes inter-organizações).

No entanto, terás de consultar a matriz que será disponibilizada a todas as equipas que a solicitem.

Sim! Podes desenvolver a identidade visual para um projeto curricular e, ainda, submeter a proposta para o concurso.
No entanto, não é condição obrigatória para que te candidates ao concurso.

Ainda tens dúvidas ou questões? Fala conosco. Estamos disponíveis para ajudar!

Entra no nosso canal de comunicação (Slack) ou envia um email para geral@ilocal.pt

CANAL DE COMUNICAÇÃO

Acede ao nosso canal do Slack para tirares dúvidas e contactares conosco durante o processo criativo. Queremos dar todo o apoio e suporte ao longo deste percurso!

DESAFIAMOS-TE A
DAR O PRÓXIMO PASSO!

SE BUSCAS CRESCER NA TUA ÁREA E CRIAR UM
MAIOR IMPACTO POSITIVO NO MUNDO, ESTE É O TEU MOMENTO!

PROMOÇÃO

PARCERIA DE DESENVOLVIMENTO

PARCEIRIAS de divulgação*

* Em atualização
Para tornares-te um parceiro oficial de divulgação, clica aqui.

AJUDAS-NOS A AMPLIAR O NOSSO IMPACTO?

Partilha o Concurso nas redes sociais ou com quem acreditas que possa ter interesse!

2023 © Inteligência Local – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais

www.ilocal.pt